Marca para Site

Alterações nas regras de conclusão do Ensino Secundário

A 8 de setembro foi aprovada a Portaria 278/2023 que regulamenta os cursos científico-humanísticos (Ciências e Tecnologias, Ciências Socioeconómicas, Línguas e Humanidades e Artes Visuais) e define as regras para a sua conclusão. 

Destacamos como principal alteração a OBRIGATORIEDADE de realização de 3 exames nacionais para conclusão do ensino secundário, sendo eles:

- Exame nacional de Português 

- Outros dois exames à escolha do aluno, de disciplinas bienais ou trienais. 


O cálculo da média final de Ensino Secundário também sofre alterações:

- Os exames nacionais terão um peso de 25% na classificação final da disciplina.

- Cada disciplina pondera na média final de acordo com o seu estatuto (trienal, bienal ou anual). Desta forma corrige-se a situação atual em que uma disciplina anual vale tanto quanto uma trienal.


Estas alterações serão aplicadas de forma faseada, de forma a garantir que não há alterações nas condições para os alunos que entretanto já frequentavam o ensino secundário:

Ano letivo 2023/2024:
- Os alunos de 11º Ano escolhem os dois exames opcionais que pretendem fazer. Estes exames contarão para a média final do Ensino Secundário, com uma ponderação de 25% na disciplina. Caso escolham uma disciplina bienal, deverão realizar o exame a essa disciplina neste ano letivo. 
- Os alunos de 12º Ano apenas realizam exames para acesso ao ensino superior.
Ano letivo 2024/2025:
- O novo regime aplica-se a todos os alunos. Estes terão obrigatoriamente de realizar 3 exames nacionais (Português e dois à escolha) para conclusão do Ensino Secundário.
Ano letivo 2023/2024:
- Estão abrangidos os alunos do 10º Ano.
Ano letivo 2024/2025:
- Estão abrangidos os alunos dos 10º e 11º Anos.
Ano letivo 2025/2026:
- Estão abrangidos todos os alunos do Ensino Secundário.


Alterações nas regras de acesso ao Ensino Superior

As alterações ao atual modelo de acesso ao ensino superior entrarão em vigor no concurso nacional de acesso de 2025, ou seja, serão aplicados maioritariamente aos alunos que frequentam, atualmente, o 10º Ano.

Cada curso exigirá, no mínimo, duas provas de ingresso (neste momento é exigida, no mínimo, uma prova). 

O peso de cada prova de ingresso pode variar entre os 15% e os 30%. O peso total das provas de ingresso na nota de acesso pode variar entre os 45% e os 60%.

A divulgação dos guias de candidatura ao ensino superior ocorrerá no final do primeiro trimestre de cada ano.


É importante que todos os alunos, encarregados de educação e professores conheçam e compreendam o impacto destas mudanças. Só assim poderão fazer as escolhas mais informadas e que melhor contribuam para o sucesso educativo.

No Aprender LAB - Laboratório do Conhecimento, estaremos sempre disponíveis para ajudar neste processo e disponibilizamos o apoio escolar adequado para acompanhar os nossos jovens no seu percurso escolar. Procuramos contribuir para que tenham o maior sucesso nas disciplinas que frequentarão ao longo do Ensino Secundário e, em particular, naquelas para as quais terão de realizar exames nacionais.